Apoio ao Cliente
   Glossario
  alguns conceitos

@
Em inglês lê-se at , significa "em", em português é lido "arroba". É utilizado nos endereços de correio electrónico (manuel@kqnet.pt).

Attachment
Significa "em Anexo". A expressão "Este e-mail tem um attachment " significa que a mensagem de correio electrónico tem um ficheiro anexado.

Backbone
Significa, quando aplicado a uma estrutura de telecomunicações, a "espinha dorsal" de toda a rede de comunicações. Em conceito coincide com a tradução livre da palavra.

Bit ( Binary DigIT )
O Bit é um algarismo (0 ou 1) e traduz a mais pequena unidade utilizada para medir quantidades de informação, a um conjunto de oito bits dá-se o nome de byte.

Bookmark
Significa marcador de livro, marcação da página favorita. É nos browsers que normalmente se encontra esta função (Internet Explorer, Netscape Navigator, etc) e serve para marcar uma página que se pretende visitar mais tarde. Esta é adicionada à lista de favoritos acessível no menu correspondente.

Browser
O Browser é a designação genérica do tipo de programa que nos permite navegar na Internet (Internet Explorer, Netscape Navigator, etc).

Bug
Um bug significa um erro num programa ( software ) ou, menos frequente, num equipamento ( hardware ) que provoca uma acção inesperada. Um bug pode ainda significar uma falha de segurança num programa.

Byte
O Byte é uma unidade que permite medir quantidades de informação e representa oito bits.

Cache
Cache é uma parte da memória do computador (ou do disco rígido) onde são armazenados os dados mais frequentemente requisitados, para que a acessibilidade seja rápida.
Os browsers (Internet Explorer, Netscape Navigator, etc) criam um espaço no disco para utilizar como cache de modo a que as páginas já visitadas pelos utilizadores fiquem guardadas e assim apareçam mais rapidamente quando este as revisita.


CGI
CGI significa Common Gateway Interface e é uma tecnologia utilizada para fazer a passagem entre o browser e as aplicações residentes no servidor. As aplicações no servidor (a que normalmente se dá o nome de CGIs) são utilizadas para desempenhar diversas tarefas, ex: processar os dados inseridos em formulários, mostrar banners publicitários, permitir o envio de mensagens, efectuar o processamento de contadores de acesso a páginas web , etc.

Comércio Electrónico ( E-commerce )
Representa todo comércio que ocorre na Internet (compra e venda de bens e serviços via Internet ).

Cookies
São pequenos ficheiros criados pelos browsers a pedido do página visitada, contêm normalmente um número de série. Assim, numa nova visita à página que o gerou, o servidor da página repara que já existe o cookie e assim sabe que o utilizador já consultou aquela informação.

Download
Representa a transferência de um ficheiro de uma página para o computador. A operação denomina-se download .

Encriptar
É uma das técnicas mais utilizadas para proteger e assegurar a privacidade e segurança na transferência de dados confidenciais e representa a codificação do conteúdo de uma mensagem ou ficheiro, impedindo deste modo a sua leitura por utilizadores não autorizados.

Endereço IP
É o identificador de um computador numa rede TCP/IP. As redes baseadas em TCP/IP gerem o tráfego baseadas nos endereços IP de origem e destino. O formato de um endereço IP é de 32 bit, que para melhor leitura humana se representa por 4 números decimais separados por pontos. Cada um destes números poderá ser de 0 a 255 (ex: 193.126.1.240).


FAQ ( Frequently Asked Questions )
Significa Perguntas Frequentes. É uma expressão normalmente utilizada em páginas WWW e contém um conjunto de respostas às perguntas mais frequentes, colocadas pelos utilizadores.

Firewall
Uma firewall é um programa, um equipamento (ou ambos) utilizado para proteger uma rede de computadores de modo a que os utilizadores na Internet não possam aceder à rede protegida.
No sentido inverso, a firewall limita o que os utilizadores da rede protegida conseguem aceder fora da rede (impedindo o acesso a determinadas páginas, limitando o uso de diversos programas, etc).


Freeware
Significa programa ( software ) gratuito. Software livremente distribuído para utilização sem custos associados.

FTP ( File Transfer Protocol )
Significa File Transfer Protocol . É possível, através deste protocolo, efectuar a transferência de ficheiros de uma forma fiável. O FTP é normalmente utilizado para download e upload de ficheiros (transferência de ficheiros da Internet para o computador ou vice-versa).

GIF ( Graphics Interchange Format )
Ficheiro com formato de imagem (muitas imagens utilizadas nas páginas Web estão em formato GIF).

Hacker
Representa alguém que gosta de explorar todos os aspectos dos sistemas informáticos, em especial sistemas de segurança. Este termo está normalmente associado a pessoas que violam a segurança dos sistemas informáticos.

Hiperlink (Hiperligação)
Representa uma ligação directa a uma página na Internet . Normalmente é inserida em palavras ou imagens de uma página nas quais é possível clicar e as quais remetem o utilizador para outra área, página, etc.

Homepage
Significa página principal. No caso de um utilizador esta pode ser a página pessoal, mas pode também ser o endereço da página favorita configurada no browser de forma a que sempre que abre o programa, esteja disponível para consulta (Internet Explorer, Netscape Navigator, etc).

HTML ( Hyper Text Markup Language )
Linguagem de marcação que permite a inserção e visualização de conteúdos das páginas na Internet . Código básico em que todas as páginas são construídas.

HTTP ( HyperText Transfer Protoco l)
É o protocolo utilizado para navegar na web . Ao inserir http://www.kpnqwest.pt/index.html estamos a dizer ao browser para transferir o ficheiro index.html, que está no servidor www.kpnqwest.pt, através do protocolo http.

Intranet
Representa uma rede interna (normalmente dentro de uma empresa) que tem um servidor web . Pelo facto do web site estar apenas disponível para os funcionários da empresa diz-se que é uma Intranet .

IRC ( Internet Relay Chat )
O IRC ( Internet Relay Chat ) é o serviço que permite conversar com outros utilizadores em tempo real, em modo de texto. A filosofia por detrás do IRC é, após seleccionar o servidor de conversa, escolher um nick (pseudónimo), escolher um dos canais (salas) e conversar com os utilizadores que aí estiverem presentes. Tudo aquilo que fôr escrito numa determinada sala pode ser lido pelos utilizadores dessa sala, e vice versa.

ISDN ( Integrated Service Digital Network )
São conhecidas por RDIS e representam o tipo de linhas telefónicas que permitem ligações a 64 kbits/segundo.Pela sua velocidade (superior a uma ligação telefónica normal) são geralmente utilizadas para acesso à Internet .

ISP ( Internet Service Provider )
Significa Fornecedor de Acesso Internet e representa os operadores através dos quais os utilizadores se ligam à Internet .

Java
Representa uma linguagem de programação que possibilita criar interactividade em páginas Web . A utilização de Applets (pequenos programas em Java), permite criar diversas funções, tais como,cálculos, animações, etc.

JPEG ( Joint Photographic Experts Group )
Representa um tipo de ficheiro com formato de imagem, muitas das imagens utilizadas nas páginas Web estão em formato JPEG).

kbps
É a unidade de medida da velocidade de transmissão da informação e representa a abreviatura de kilobits per second (kilobits por segundo).

Kilobyte
Representa uma unidade que permite medir a quantidade de informação. Um kilobyte equivale a 1024 bytes.

Largura de Banda ( Bandwidth )
Velocidade máxima que uma determinada ligação permite. Ex: Ao ligar o computador ao fornecedor de acesso Internet (ISP) com uma linha RDIS, o modem estabelece-se uma ligação cuja largura de banda é 64 kbps; assim ao transferir um ficheiro a velocidade máxima que é possível atingir é de 64 kbits por segundo.

Mailing List
Significa Lista para envio de Correio. Representa uma lista de endereços de correio electrónico à qual o utilizador pode adicionar o seu próprio endereço, para receber mensagens.

Megabyte
É uma unidade que permite medir a quantidade de informação. Um megabyte equivale a 1024 kilobytes.

Mensagens de Correio Electrónico ( Email )
Mensagens de Correio Electrónico ( Email ) representam o envio e recepção de mensagens electrónicas através de um programa apropriado. Para enviar uma mensagem para um utilizador (com um endereço de correio electrónico válido) , basta utilizar um programa de Email e digitar o endereço do destinatário, o assunto e o texto da mensagem.

Modem
Representa o aparelho (ou placa) que liga o computador à linha telefónica para estabelecer a ligação com o fornecedor de acesso Internet (transforma dados analógicos em digitais e vice-versa).

Newsgroups
Representa grupos de notícias ou grupos de discussão e permitem, aos utilizadores de todo o mundo, trocar ideias entre si através de mensagens que todos podem ler.

POP ( Point of Presence )
Significa Ponto de Presença. Um POP é, normalmente, um conjunto de equipamento de um fornecedor de acesso Internet instalado numa determinada localidade que permite aos utilizadores dessa zona a ligação por chamada local.

Proxy
Um servidor proxy navega nas páginas dos diversos sites em nome do utilizador (ou utilizadores) e guarda essas páginas em cache . Se o browser do utilizador estiver configurado para navegar com o proxy , as páginas visitadas pelo utilizador ficam guardadas no proxy e assim, quando um outro utilizador pretende visitar a página que já foi visitada pelo primeiro utilizador, o acesso à página é mais rápido porque já estava guardada na cache do proxy .

Router
Representa o dispositivo que interliga duas ou mais redes. A função dos Routers é de encaminhar todos os pacotes que por ele passam , de acordo com os endereços de destino e protocolo utilizado.

Shareware
Representa um tipo de programa ( software ) que é disponibilizado para testes (sem encargos) e que necessita de um registo (pagamento) para que se possa utilizar após esse período inicial de testes.

Spam
São as mensagens publicitárias que são enviadas para muitos utilizadores ao mesmo tempo e que não foram pedidas por esses utilizadores (Correio electrónico "lixo"). A KPNQwest proíbe este tipo de prática, e os utilizadores que enviarem mensagens publicitárias a muitos utilizadores que não as pediram podem ser banidos da acordo com a Política de Utilização Aceitável .

Streaming
Na Internet este termo aplica-se sobretudo ao vídeo e audio e é um termo que tem origem na palavra ''stream'' (em português significa ''corrente'', no sentindo de corrente de um rio). O audio e vídeo dos eventos que são transmitidos em directo via Internet utilizam esta tecnologia e que consiste na visualização imediata do vídeo/som e à medida que o ficheiro continua a ser transferido o seu conteúdo continua a ser mostrado.

Telnet
É um dos protocolos/ serviços da Internet menos conhecidos e permite efectuar a ligação a um computador em modo de texto e trabalhar nesse mesmo computador como se o utilizador estivesse sentado à sua frente. Ao utilizar um programa apropriado o utilizador efectua uma ligação Telnet ao computador pretendido e digita comandos (normalmente Unix) para trabalhar no computador.

TIFF ( Tag Image File Format )
Representa um tipo de ficheiro com formato de imagem, muitas das imagens utilizadas nas páginas Web estão em formato TIF, até porque permite uma boa resolução.

Upload
Upload é inverso de download , ou seja , consiste na transferência de ficheiros do computador para um computador remoto.

URL ( Universal Resource Locator )
É o endereço de uma página web que escreve na barra de endereços do browser Um URL é composto pelo nome do protocolo (por exemplo 'http://') o nome do servidor (www.kpnqwest.pt) e nome do ficheiro (/index.html). Aos endereços de ftp completos (ftp://nomedoservidor.com/ficheiro.tar) também se dá o nome de URL.

VPN ( Virtual Private Network )
Significa Rede Privada Virtual. Normalmente representa a interligação de diversos pontos ( sites ) e que tem a Internet como base de comunicação. A comunicação entre estes pontos utiliza técnicas de encriptação de modo a que toda esta rede seja virtualmente privada.

World Wide Web (WWW)
World Wide Web , (ou só Web) é o termo utilizado quando nos referimos ao conjunto das páginas web existentes em toda a Internet .

 

   
 
Voltar à página anterior Topo da Página